Share on FacebookShare on LinkedIn

O site Infomoney perguntou a um importante gestor de investimentos qual é a melhor aplicação de renda fixa para o ano de 2017. Ele respondeu categoricamente: é o IPCA+ (novo nome do título NTN-B, do Tesouro Direto).

Especificamente, é o IPCA+ com vencimento em 2024.

O gestor em questão é Marcelo Mello, da SulAmerica Investimentos, que administra mais de R$ 34 bilhões.

Mas por que IPCA+ 2024? Porque as pessoas que estão vendendo este título estão prevendo que a inflação ficará abaixo de 4,5% ao ano. Mas o Marcelo Mello acredita que a inflação será maior. Como este papel cobre a inflação, se ela for maior que o esperado quem comprou este papel leva a melhor.

Mas será que é bom para você?

Bem interessante a análise. Ela deve ser considerada por quem está escolhendo investimentos. Eu mesmo invisto em NTN-B.

Mas se alguém está pensando em seguir esta recomendação, preciso fazer uma observação: não existe “o melhor investimento”, em termos absolutos. O que é melhor para uma pessoa pode não ser para a outra.

Para quem vai carregar este papel até a data de vencimento (em 2024), tende a ser uma boa pedida porque o risco é baixo e a remuneração é bem superior à inflação.

Porém, se você pretende resgatar o dinheiro antes do vencimento, o risco já é um pouco mais alto. Se a taxa básica de juros cair menos do que o esperado no mercado, este título tende a render menos, podendo até dar prejuízo para quem for vender em curto prazo.

Então, é preciso decidir o seguinte:

  • Você está disposto a carregar este título até o vencimento (2024)? Se estiver, a sua rentabilidade vai ser a inflação mais 5,14% ao ano.
  • Você vai precisar resgatar o dinheiro antes de 2024? Então saiba que vai correr um certo risco ao investir nesse papel, podendo até perder dinheiro, ou ganhar mais do que em outras aplicações.

Se você vai precisar do dinheiro de qualquer maneira antes do vencimento e não quer correr risco de ter uma rentabilidade negativa, o mais recomendável é o Tesouro Selic, um outro título do Tesouro Direto, também conhecido como LFT.

Ainda tem dúvidas?

Sim, cada informação sobre investimento às vezes acaba gerando novas dúvidas. A única certeza é de que, dependendo da decisão, você pode perder ou ganhar dinheiro.

Para tomar as melhores decisões, vale a pena ouvir especialistas que não estejam ligados a nenhuma instituição financeira. Assim eles vão poder defender o seu interesse, e não o da instituição que representam.

O blog Dinheiro pra Viver promove cursos sobre investimentos com professores independentes, sem vínculos com instituições financeiras. Eles tiram as dúvidas dos investidores pessoalmente ou pela internet.

Para ficar sabendo de novas turmas, cadastre-se gratuitamente clicando aqui.

Share on FacebookShare on LinkedIn

Sílvio Crespo

Jornalista econômico e educador financeiro. Foi editor-assistente de Economia do portal do Estadão. Ganhou duas vezes o prêmio de melhor blog do jornal O Estado de S. Paulo e uma vez o prêmio Case New Holland de Jornalismo, pelo blog Achados Econômicos, do UOL.