Share on FacebookShare on LinkedIn

 

O  Tesouro Direto tem 10 títulos, dos quais 9 podem dar prejuízo se você resgatar antes da data de vencimento, enquanto apenas 1 assegura que você não terá rentabilidade negativa.

Antes de explicar, só uma informação importante: os títulos que podem dar prejuízo são os mesmos que eventualmente também podem dar uma rentabilidade esplêndida, como aquele que rendeu mais de 60% em 12 meses e depois ficou negativo.

Agora, sim: na tabela abaixo você vê a lista de quais títulos podem dar prejuízo (marcados em vermelho) e o que não pode (em azul).

Títulos do Tesouro Direto que podem dar prejuízo se resgatados antes da data de vencimento

A regra é muito fácil: o único título do Tesouro que você pode resgatar a qualquer momento, sem esperar o vencimento e sem risco de rentabilidade negativa, é o chamado Tesouro Selic.

Por quê? Porque ele é o único pós-fixado.

Os demais são prefixados ou indexados à inflação (IPCA).

Porém, o fato de um título ter a chance de ficar negativo não quer dizer que ele seja ruim. E sim que ele tem chance de cair como tem de subir mais que o Tesouro Selic.

Por exemplo, o Tesouro IPCA+ chegou a subir mais de 60% em um período de 12 meses, o que seria impensável para o Tesouro Selic.

Veja esta explicação extraída do ebook “Tesouro Direto: Riscos e Oportunidades de Cada Título”:

Riscos do Tesouro IPCA+, um título do Tesouro Direto

A lista completa dos riscos e oportunidades dos 10 títulos do Tesouro Direto está no ebook, que você pode acessar por apenas R$ 7. Clique no botão abaixo para saber mais:

Saber mais sobre o ebook

Se você quer entender o Tesouro Direto rapidamente, em bem menos tempo do que você levaria pesquisando em qualquer conteúdo gratuito, acesse o ebook.

Caso não goste do conteúdo ou por qualquer motivo se arrependa de ter comprado, me avise em até 15 dias, e eu devolvo 100% do valor pago. Basta enviar um e-mail pedindo reembolso para silvio.crespo@dinheiropraviver.com.br.

Dou essa garantia de 100% porque sei que este conteúdo ajuda de fato as pessoas, e você provavelmente vai achar justo ter pago por ele. Se não achar, fique à vontade para pedir o reembolso, sem problema.

Então clique no botão abaixo para saber como este ebook ajuda as pessoas a destravarem e finalmente comece a investir no Tesouro Direto:

Saber mais sobre o ebook

Share on FacebookShare on LinkedIn

Sílvio Crespo

Jornalista econômico e educador financeiro. Foi editor-assistente de Economia do portal do Estadão. Ganhou duas vezes o prêmio de melhor blog do jornal O Estado de S. Paulo e uma vez o prêmio Case New Holland de Jornalismo, pelo blog Achados Econômicos, do UOL.