Share on FacebookShare on LinkedIn

Algumas pessoas ficam em dúvida quando vão escolher entre um investimento que tem Imposto de Renda e outro que é isento.

Por exemplo, a poupança é isenta de IR, assim como LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Já os títulos do Tesouro Direto e o CDB (Certificado de Depósito Bancário) têm IR.

Gente, não tem segredo. Tem que fazer uma pequena conta, bem simples. Uma conta de vezes, dessas que você aprendeu no primário.

Vamos comparar um CDB com uma LCA, ambos prefixados:

  • CDB do banco Fibra: 9,35% ao ano;
  • LCA do banco Daycoval: 7,75% ao ano.

E aí, qual está rendendo mais? O CDB tem IR; a LCA não. Ambos têm prazo de 24 meses.

Para saber, é só tirar o imposto do CDB. Nesse caso, a conta é:

  • 9,35 x 0,85 = 7,95.

Tirando o imposto, o CDB está com um rendimento líquido de 7,95%. Logo, está rendendo ligeiramente mais do que a LCA, que é de 7,75%.

Agora vou explicar passo a passo como fiz essa conta e de onde eu tirei esses 0,85. E você vai poder, a partir de agora, checar em menos de 2 minutos se um investimento sem imposto rende mais do que um com imposto.

Passo 1: Certifique-se de que está comparando coisas comparáveis

Tenha certeza de que está comparando prefixado com prefixado ou pós-fixado com pós-fixado. Ou indexado à inflação com indexado à inflação.

Se você comparar pré com pós, estará colocando lado a lado dois títulos que têm riscos diferentes e que, por isso, têm papel diferente na carteira de investimentos de uma pessoa.

Passo 2: Multiplique a rentabilidade por um número desta tabela, conforme o prazo

O Imposto de Renda sobre a maior parte das aplicações financeiras de renda fixa varia de acordo com o prazo do investimento.

Se a sua aplicação tem um prazo de até 180 dias (ou se você pretende resgatar nesse prazo) e você quer saber quando ela vai render descontando o IR, basta multiplicar o rendimento bruto por 0,785, e você terá a taxa de rendimento líquida.

A tabela abaixo mostra por qual número você tem que multiplicar o seu investimento para encontrar a rentabilidade líquida.

Após quanto tempo você vai resgatar?Alíquota de Imposto de RendaMultiplicador
Até 180 dias22,5%0,775
De 181 a 360 dias20%0,8
De 361 a 720 dias17,5%0,825
Acima de 720 dias15%0,85

Então, pense rápido: se um CDB rende 10% ao ano e você vai resgatá-lo em 12 meses, por qual número você tem que multiplicar para saber a rentabilidade líquida?

Exato, por 0,825, porque 12 meses são mais que 360 dias, então a alíquota é de 17,5%.

Talvez você queira saber de onde foram tirados os números da coluna “Multiplicador” da tabela.

Eles são simplesmente o resultado de uma subtração: 100% menos a alíquota. Na primeira linha da tabela, o multiplicador é 0,785. Ou seja:

  • 100% – 22,5% = 77,5% = 0,775

Minha intenção com este artigo é de que as pessoas que o leiam nunca mais tenham dúvidas sobre se algum investimento com IR rende mais ou rende menos do que outro sem o IR.

Se você ficou com alguma dúvida, não se iniba. Entre em contato comigo (silvio.crespo@dinheiropraviver.com.br). Terei prazer em tirar a sua dúvida e ainda melhorar o conteúdo do blog para os demais leitores.

Como escolher os investimentos

Estou preparando um curso com o objetivo de dar às pessoas total segurança na hora de escolher uma aplicação financeira.

Ao final do curso, os alunos saberão como tomar uma decisão de investimento que os aproxime dos seus objetivos financeiros e de vida, tais como: montar uma reserva para aposentadoria, comprar um bem, fazer uma viagem, pagar a escola dos filhos etc.

Para receber aviso quando abrirem novas turmas, basta preencher o formulário abaixo.


Share on FacebookShare on LinkedIn

Sílvio Crespo

Jornalista econômico e educador financeiro. Foi editor-assistente de Economia do portal do Estadão. Ganhou duas vezes o prêmio de melhor blog do jornal O Estado de S. Paulo e uma vez o prêmio Case New Holland de Jornalismo, pelo blog Achados Econômicos, do UOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *